quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

A Boa Educação e o Respeitinho no Parlamento

Muito se tem falado sobre a suposta falta de educação da bancada bloquista a propósito da intervenção do Rei de Espanha - nem de propósito Filipe VI! - no parlamento português. Os comunistas do PCP preferirem levantar-se mas não aplaudir, ao passo que os comunistas do BE preferiram ficar sentadinhos nas suas cadeiras e não se manifestar. 

Ora bem, apesar das óbvias simpatias, eu sinto-me à vontade para comentar pois quem me conhece até sabe que não votei em nenhum partido com assento parlamentar. E de facto esta questão da boa educação, ou da falta dela, tem muito que se lhe diga. 

Para mim, má educação é apupar ou insultar alguém quando este expõe as suas ideias como ainda aconteceu esta semana no parlamento. Ficar sentado e não aplaudir não é ser mal educado, é simplesmente ser coerente com o que se acredita. É não ser hipócrita. É assumir não fazer a vénia, não prestar vassalagem a quem não se respeita. Só que a coerência é algo verdadeiramente raro nos dias que correm. Vivemos tempos em que todos fingem ser o que não são de maneira a ficarem sempre bem na fotografia. 

Mas se ficar sentado, quieto e em silêncio, para as gentes de direita é má educação, depreendo então, como podemos ver nos vídeos abaixo, que mandar "pó caralho" (PSD) e chamar "palhaço" (CDS) já é ótima-educação:





De facto a postura e o verniz dos engomadinhos estala muito rapidamente!

Para mim, a monarquia, em pleno século XXI, é uma verdadeira aberração pois estamos a falar de líderes políticos que não foram eleitos pelas pessoas, e perpetuam-se no tempo por ligações de sangue. Mas não deixa de ser interessante observar que Portugal ainda é um país onde os bons costumes se praticam, e onde o respeitinho é muito lindo e ai de quem não cumprir o protocolo! Acho que ainda vivemos num país onde a mulher pode levar pauladas mas deve sempre responder, tal como diz na Bíblia, com miminhos ao marido.

2 comentários:

  1. Algumas situações são difíceis de engolir.
    Os padrões deturpados estão por todos os lugares mesmo. Não tem jeito.

    Beijão!
    Blog: *** Caos ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem mesmo!
      Obrigado pela visita e bom fim-de-semana.
      Beijinho

      Eliminar