sábado, 26 de novembro de 2016

Definições: Capitalismo

"A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite."
AGOSTINHO DA SILVA

Tropeçava nesta imagem - que vale mais o que mil palavras -  e chegava à brilhante conclusão sobre o que é o capitalismo:

No fundo o capitalismo é mesmo isto: arranjar um problema que não existe, mas convencer o maior número de pessoas que este novo produto ou serviço, na maior parte das vezes completamente supérfluo, e até nefasto à sociedade, que é essencial para a sua vida das pessoas! As pessoas têm mesmo de comprar esta nova coisa, seja ela lá qual for, senão as pessoas serão infelizes. O capitalismo é isso, criar a ideia artificial que vende a felicidade, apesar de, ironicamente, nunca como agora o mundo viver deprimido a Xanax, Valium e Ritalina. 

E no capitalismo é preciso sempre mais. O tão propalado "crescimento económico" é isso. Por isso a propaganda do aumento da taxa de natalidade. São precisos novos exércitos de consumidores. Como é que a economia pode crescer se não se aumentam os salários? Só fabricando novos consumidores! Mais contribuintes! É preciso vender, vender sempre mais, até o mundo rebentar!


"Vendes um peixe a um homem, ele come por um dia. Ensinas o homem a pescar, arruínas uma fantástica oportunidade de negócio".

Toda a gente tem de querer ter o que toda a gente tem, toda a gente quer fazer o que toda a gente faz. Ainda hoje comentava que, desde que recomecei a trabalhar, comecei, de novo, a aperceber-me do que as pessoas fazem, dos seus hábitos e das suas rotinas. E só nos últimos meses, a moda passou de: andar à caça duns bonecos virtuais com o telemóvel, para ir fazer o máximo de compras no Lidl para ter umas miniaturas plásticas ridículas! E toda a gente só fala nisto naquele momento, até que passado um mês, já ninguém se lembra das Pokemonas e do lixo plástico do Lidl e andarão todos completamente excitados com outra idiotice qualquer. 

"A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do muno das coisas"
KARL MARX

E como tal, para cada nova ideia, completamente idiota, existem exércitos inteiros de gente que quer logo comprar, consumir ainda mais, mais que o vizinho do lado. Ninguém quer ser diferente. Todos querem ser iguais, apesar de todos pensarem que são especiais e melhores que todos os outros.
Pensar diferente exige uma coisa dificílima que é... pensar! Para quê pensar se os outros o podem fazer por nós?

Sem comentários:

Enviar um comentário