quarta-feira, 16 de novembro de 2016

As mentiras que se contam na rede

Passava agora pelo Pinterest, site onde por norma vou roubar imagens para ilustrar aqui o blogue (quando não uso as minhas) e deparo-me com esta imagem seguida do seguinte comentário:


"A história: Estas cadeiras foram aqui deixadas para um casamento em 1939 na Polónia. O casamento foi abandonado devido à invasão alemã. Elas foram encontradas novamente depois da guerra com as árvores que cresceram através deles. Todos os anos são repintadas."

A história é enternecedora de facto. "Que bonito" dirá qualquer pessoa. Mas eu comecei a olhar para aquilo e .... quer dizer... Que grande sorte, em cada cadeira nasceu uma árvore. Nenhuma árvore nasceu ao lado, todas acertaram! E depois, para árvores que nasceram nos anos quarenta do século passado, e que têm agora mais de setenta anos, estão umas árvorezinhas muito magrinhas coitadas! 

"Isto não pode ser verdade", pensei.

E não é. Bastou uma breve pesquisa para desvendar o mistério. 

Isto nada mais é que uma obra ( de 2001) do escultor francês Patrick Demazeau "As Quatro Estações de Vivaldi" ao longo da estrada Haut-bois e Faulx em Namur na Bélgica. E muito do trabalho de Demazeau envolve justaposição de móveis e natureza, que simboliza as árvores (que passam a vida de pé) oferecendo assentos para compartilhar com os caminhantes e sonhadores que se deparam com eles:



Sem comentários:

Enviar um comentário