sábado, 16 de abril de 2016

Matar os bons filmes

Mia Wallace (Uma Thurman) em Pulp Fiction de Tarantino


... É como por exemplo quando me dizem... verem filmes piratas.  
No outro dia estava a falar com um amigo que me dizia (...) "Pá os filmes cada vez mais são feitos para adolescentes". 
e eu estava-lhe a dizer "Sim mas tu vês filmes em casa no computador não vês?
- Vejo.
E são filmes que interessam?
- São.
Então tu estás a contribuir para que isso aconteça. 

Uma pessoa vê um filme que gostaria de ver no cinema mas em casa, está a matar esse filme, porque está a dizer ao realizador... Dando um exemplo muito prático: nós os dois somos os dois fãs, imagina, de Tarantino (para dar um exemplo que toda a gente conhece). 
As pessoas quando decidem ver em casa um filme do Tarantino em vez de ir ao cinema como iam no tempo no Pulp Fiction porque não tinham outra hipótese, estão a tirar espectadores a esse realizador. Estão a dizer aos estúdios que dão dinheiro a esse realizador, que não vale a pena dar dinheiro porque ele não faz muitos espectadores lá fora. 

Porquê? Porque nós em vez de sairmos de casa e irmos ao cinema vê-lo, estamos em casa a ver o filme e depois, mais tarde, quando o Tarantino deixar de filmar porque deixou de ter espectadores, (no caso do Tarantino nunca vai acontecer) mas pronto seja como for, quando isso acontecer, como é óbvio, o que vai restar é os filmes de adolescentes. Porque os adolescentes nos Estados Unidos enchem os cinemas, e porque tu não convidas alguém para sair e ver um filme no computador. 


"Por Estes Dias" / Daniel Belo com Nuno Lopes / Antena 3

O programa pode ser ouvido na íntegra aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário