domingo, 7 de fevereiro de 2016

Quando o silêncio é o melhor remédio

"Mas tu sabes por que é que que existem conflitos no local de trabalho? Porque as pessoas falam umas com as outras"! 

E estava certíssimo esta pessoa que entrou para a empresa há pouco tempo. Pessoa que me parece de grande conhecimento e cultura e com quem gosto de conversar, na maior parte das vezes na hora de almoço.

Os conflitos no local de trabalho, na maior parte dos casos só existem porque as pessoas conversam umas com as outras, sobre assuntos não relacionados com o trabalho. De facto criam-se simpatias, ou antipatias, tão simplesmente porque há pessoas burras - como eu! - que emitem as suas verdadeiras opiniões! Ainda por cima sobre temas mais quentes como política, futebol ou religião! Por mais que eu goste de comunicar, trocar e desenvolver ideias, tudo isto é meio caminho andado para arranjar problemas desnecessários. 



Se ninguém souber se somos de esquerda, de direita ou extremistas do centro, se somos católicos ou satânicos; se somos pelo vermelho ou pelo azul, se somos hetero, bi ou gays, se concordamos com isto ou aquilo, se nunca nos descosermos  nunca que arranjaremos conflitos.
Mas também temos de socializar certo? Não trabalhamos, eu pelo menos não, com biombos a separar as pessoas. Mas há que dosear as coisas porque quando somos demasiado comunicativos, como é o meu caso, incorremos muitas vezes no erro de falar demais, de dar demasiadas informações o que por vezes pode ser contraproducente. E depois, como até dominamos certos temas, entramos em discussões, que com o tempo e a frequência, tornam-se desgastantes e que nunca vão chegar a lugar algum.  

Eu deixei de o fazer na internet. Deixei de alimentar discussões tantas vezes estéreis que não levam a lugar nenhum, na maior parte dos casos com pessoas que nem se conhece. Deveria também fazê-lo no local de trabalho. Não tenho que ser hipócrita e graxista, isso nunca conseguirei nem quero ser. Mas deveria muitas vezes calar em vez de dar troco. Deveria deixar falar nem que estejam a insultar algo que acredito. É sempre muito mais inteligente fugir dos problemas que querer estar sempre em guerra. Porque desgasta e é cansativo. Que casal se consegue manter junto se está sempre a discutir? 

Eu deveria sempre, ou na medida do possível, ou pelo menos quando a razão nos diz para fugir de pessoas fanáticas, deixar os outros falar e não dar resposta. Deixar dizer os maiores disparates, deixar entrar nos meus ouvidos a cem e sair a duzentos. Deveria ignorar pois o silêncio é muitas vezes o melhor remédio.

Sem comentários:

Enviar um comentário