sábado, 10 de maio de 2014

Bata palmas

Há uns anos, quando fui pela primeira vez a uma primeira junta médica, tinha em mente que iria a um sítio, onde seria visto e analisado por diferentes médicos, para atestar realmente que estava realmente incapacitado para o trabalho. Mas que ingénuo que era, e não poderia estar mais enganado! A junta nada tem de ato médico, pois aquele trabalho pode ser feito por qualquer pessoa, desde que saiba ler e escrever, visto tratar-se unicamente de um processo burocrático-administrativo com vista a cortar baixas a quem está a dar prejuízo ao governo. Em última análise, afinal, esta junta médica, depende só, e exclusivamente, do bom ou mau humor da pessoa que encontramos à frente.
  
Esta semana encontrei um antigo colega de escola, que está de baixa há uns meses, devido a uma doença incapacitante que entretanto lhe apareceu. O próprio médico da medicina do trabalho, já lhe disse que ele não poderia fazer levantamentos de pesos, superiores a 10Kg. Só que o problema é que o trabalho dele implica pegar em pesos, não é estar a uma secretária a escrever.

freeimages.com

Está de baixa, anda a ser acompanhado no hospital e a tomar imensas drogas, mas o problema é depois quando é chamado para ir às juntas médicas. Se por vezes quando lá chega, a pessoa que lê os exames e os relatórios médicos lhe diz de imediato "não, realmente você não pode trabalhar assim", noutros casos acontecem verdadeiras aberrações. 

Numa das vezes chega lá, a gaija (sôtôra faz favor) olha para ele e diz:
"Ora bata palmas". 
Ele lá bateu palmas, e a mulher "Está apto para poder ir trabalhar". 
Ao que ele argumenta "mas ò sôtôra, o meu trabalho não é bater palmas!"

Na volta ela deveria pensar que o trabalho dele, é estar naqueles programinhas deprimentes da televisão, em que está lá uma plateia cheia de gente, em que o trabalho deles é que têm é mostrar os dentes e bater palmas. 

 Mas a pergunta que me ocorre é - e o que é que merecia esta sôtôra puta?

1 comentário:

  1. Acho para tudo é preciso sorte.
    Mas pessoas mal dispostas ui...
    Não digo que não podem mas atràs de um balcão temos que fazer o impossível para mostrar que estamos bem.
    Porque ninguém é obrigado a levar c/ ninguém assim!!!

    ResponderEliminar