segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O dogma dos combustíveis

Quando se fala de combustíveis todos têm uma opinião, uns convictamente sabem dizer quais as melhores marcas, outros por outro lado acreditam que é tudo igual, porque afinal, e essa é a única verdade que os consumidores sabem, os combustíveis saem todos das mesmas refinarias da GALP de Matosinhos e Sines.

Todo este negócio se baseia na fé, e enquanto isso, todos são feitos de parvos. Há uns anos, a GALP fazia passar uma publicidade, afirmando que, utilizar combustíveis de marca branca (os tais que saem das suas próprias refinarias!) provocam avarias nos carros! Só que a mensagem parece que não passou, e os postos de combustíveis, que praticam preços mais baixos, como os os dos hipermercados, começaram cada vez mais, a conquistar mais clientes. Então a estratégia da GALP mudou radicalmente para o "se não consegues vencê-los junta-te a eles"! A própria GALP, abriu em Setúbal, em 2010, o primeiro posto de combustíveis de baixo custo, vendendo os tais combustíveis que antes afirmava que provocavam avarias nos automóveis! 

Eu, durante muitos anos tive carros a gasolina, não sou especialista em mecânica e de carros só os sei conduzir, mas não sou totalmente parvo e gosto de analisar as coisas, e como tal, sempre que abastecia comparava o rendimento dos diversos postos onde abastecia. E de facto nunca achei que fosse tudo igual, pois muitas vezes, até o próprio litro parece que é mais pequenino em certas bombas! 

Entretanto em 2008 mudei de carro e passei a usar gasóleo. Ouvi várias opiniões, de gente que supostamente sabia do que estava a falar, e sempre opiniões com certezas absolutas, uns que é tudo igual, outros que não, que não é bem assim. Então resolvi fazer a pergunta na assistência da marca do meu carro. Numa das vezes que lá me desloquei, para fazer a revisão ao carro, perguntei lá a um senhor da Renault: "Ouça lá, qual é a vossa opinião sobre os combustíveis, umas pessoas dizem uma coisa, outras o oposto, qual é a vossa opinião?" O senhor prontamente disse-me: "Nem pense em meter usar combustíveis do hipermercado! Já tivemos um caso, em que um cliente metia desses combustíveis que lhe deu cabo dos injetores e a reparação ficou caríssima!" Ficou mais uma opinião registada, e esta por sinal, bastante avalizada, pois vem de alguém que trabalha diariamente com carros e tem o retorno de toda a informação dos clientes.

SCX.hu
Entretanto no ano passado, chega mais uma opinião, mas desta vez, em jeito de estudo verdadeiramente fidedigno. A DECO, associação de defesa do consumidor, vem dizer que, depois de um estudo exaustivo, em que até comprou vários carros novos para o efeito, que foram conduzidos por profissionais, concluiu que, o gasóleo vendido em Portugal, seja o mais caro (premium) ou o mais barato, é todo ele igual! Nem o gasóleo mais caro faz o carro andar mais quilómetros como promete, nem protege mais o motor, nem que diminui as emissões, nada! É tudo um engodo para levar os consumidores a pagarem mais pela mesma coisa! Sendo assim todos os consumidores poderão ir para tribunal reclamar o dinheiro dos combustíveis premium que abasteceram, e a associação de defesa do consumidor aconselha todos os consumidores a abastecerem no posto de combustível mais barato que conseguirem.

Ora, ouvindo uma associação de defesa do consumidor, afirmar convictamente uma coisa destas, uma pessoa vacila, mas ainda assim eu não decidi passar a abastecer só nos postos de combustíveis mais baratos, fui cautelosamente colocando os ovos em diferentes cestos, e se passo por um posto, seja GALP ou BP que está barato abasteço, se passo por um de marca branca faço o mesmo. O que nunca fiz foi, deslocar-me montes de quilómetros, para abastecer três ou quatro cêntimos mais barato em litro, ou então, como muito boa gente faz, ficar na bicha de um qualquer posto de hipermercado, ali feito estúpido, meia hora com o carro ligado a gastar combustível, só porque é dez cêntimos em litro mais barato!

Entretanto há poucas semanas aconteceu-me uma situação, que me veio mostrar, que se calhar, e ao contrário do que a DECO diz, não será tudo bem "igual ao litro". Fui passar um fim de semana fora, com meio depósito de gasóleo da GALP, e na vinda, ao passar por Aveiro, e como o depósito já estava quase a chegar à reserva, e ao avistar um posto de marca branca, com um preço muito baixo, resolvi parar e abastecer. Coloquei só 20€ e ainda devo ter feito uns 70Km até casa. Quando voltei a pegar no carro, qual não é o meu espanto que, este estava com dificuldade ao arrancar, algo que nunca aconteceu, pior, fazia uma enorme fumarada e o motor estava aos solavancos, e de imediato o computador de bordo sinalizada o erro "verificar injetores". Curioso não é? O mesmo problema que, anos anos, o senhor da Renault me tinha avisado que poderia dar. E como eu não acredito em coincidências, foi fácil retirar uma conclusão desta experiência.

Como já disse, não percebo nada de automóveis, mas a primeira coisa que instintivamente fiz foi, ir abastecer num posto da GALP perto de casa, e até abasteci do combustível mais caro, para misturar com a porcaria do combustível que ainda tinha no depósito, e curiosamente, como que por milagre, o carro deixou de dar os sintomas o que fazia. Vamos ver com a continuação, espero é não ter causado nenhuma avaria grave, mas o que me parece é que, na dúvida, não vale a pena, a troco de poupar uns euros ao fim do ano, depois ficar sujeito a ter uma avaria em que serão precisos milhares de euros para a reparar. 

Nesta negócio dos combustíveis toda a gente goza com os consumidores, mais ainda desde que o Estado decidiu liberalizar os preços, pois antigamente era um preço único para todo o país, o que até era bem mais justo. Agora, além de aumentarem os preços quando bem lhes apetece, se tivermos sorte de viver num sítio onde haja concorrência ótimo, se não, podemos ser explorado, e ter de pagar em média, mais de cinco cêntimos em litro. Depois existem entidades reguladoras, tanto para fiscalizar a mais que evidente cartelização e inflação nos preços (basta ver os preços iguais nas auto-estradas e como sem impostos temos dos combustíveis mais caros da Europa) bem como para fazer testes sobre a qualidade dos combustíveis. Entretanto há um ano veio uma associação de defesa do consumidor afirmar que os combustíveis mais caros são pura aldrabice e são todos iguais.. Esperemos para ver o que vai sair desta enorme embrulhada, mas se alguém vai ficar mal na fotografia, quer-me parecer que nem serão as gasolineiras nem a DECO, parece-me mesmo que quem continuará a ficar mal, e a ser feito de parvo, será mesmo o consumidor.

De qualquer das formas, eu encarei esta situação que se passou comigo como um aviso, e combustíveis de marca branca, nunca mais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário