domingo, 29 de dezembro de 2013

Às voltas com as rotundas

Passava à pouco os olhos pelas capas dos jornais, e na capa do I deste fim de semana vinha a notícia: "circular por fora nas rotundas pode dar 300€ de multa"!


Esta notícia não trás nada de novo, já no verão tinham saído notícias sobre as novas alterações ao código da estrada, nomeadamente a circulação em rotundas, ou, por exemplo, a equiparação da bicicleta a qualquer veiculo a motor. Talvez a novidade aqui no caso das rotundas, seja mesmo o valor da multa. Trezentos euros, por exemplo, é quando se pode pagar por atirar lixo pelo vidro do carro (mesmo que seja uma beata) e não é por isso que as pessoas deixam de o fazer. O simples não sinalizar com pisca uma manobra, pode dar a mesma multa, e como é sabido em Portugal os carros são vendidos sem piscas porque ninguém os usa! E se calhar fazem-no porque nem sequer têm conhecimento da lei, porque as leis estão sempre a mudar, mas na verdade também ninguém é avisado das mudanças. De qualquer das formas acho que se houvesse civismo, não seria precisa uma lei a dizer que não se pode atirar lixo de um carro, nem em andamento, nem parado.

Depois fazem-se leis, que além de ambíguas, acabam por ser contraditórias entre si, o que é fantástico! Senão vejamos. O mesmo Código da Estrada, que diz que os condutores têm que circular sempre na faixa mais à direita, salvo, como é óbvio, em caso de ultrapassagem, vem agora dizer "bom, conduz-se sempre pela direita, menos nas rotundas, dependendo do sítio onde o condutor for sair"!
Um exemplo prático da obrigação de conduzir sempre pela direita são as auto-estradas. Podemos estar a circular numa auto-estrada com dez faixas, que somos sempre obrigados a circular na faixa mais à direita, no entanto é algo que quase ninguém cumpre, aliás, há uma enorme quantidade de gente que faz precisamente o oposto! Prego a fundo e conduz sempre colado à esquerda, muitas vezes a dar máximos!

Mas o que títulos como estes vêm fazer é semear a confusão. Quem lê a notícia fica a pensar que as rotundas agora são para serem cortadas a direito, como fazem a maior parte dos assassinos deste país, o que não é de todo o caso, pois ao entrar numa rotunda, se o condutor for sair na primeira saída tem de se colocar, como é lógico, na faixa mais à direita. E mesmo que só vá sair na terceira ou quarta saída, antes de sair, tem de fazer sinalização de mudança de direção e colocar-se na faixa mais à direita! E suponho eu que ninguém vai ser multado por cumprir a lei, mas o título do jornal dá a entender uma coisa completamente diferente, como se a faixa da direita, a partir de agora, esteja lá mesmo só para fazer feitio!

Fazer leis é muito bonito, muitas das vezes fazem-se só para justificar determinado cargo político, e não propriamente para melhorar a vida das pessoas. Os artistas que fizeram esta lei esqueceram-se de várias coisas. Desde logo, que as pessoas que andam nas estradas, nem sempre conhecem as localidades que estão a passar, logo, conduzem com mais cuidado, tentando muitas vezes procurar placas informativas para onde querem ir. Como é sabido a sinalização em Portugal é completamente deficiente, ou então inexistente! Quantas vezes já me aconteceu entrar numa rotunda e não ter placas com as direções? Imensas vezes! Na maioria dos casos, na falta de qualquer indicação, tenho de dar duas voltas à rotunda, até tentar perceber o melhor caminho para onde ir! Noutros casos é ao contrário, as placas são tantas (e com informações irrelevantes!) que uma pessoa fica completamente baralhada!

As leis sobre as rotundas mudam constantemente, basta lembrar que antigamente quem entrava na rotunda tinha prioridade pois apresenta-se pela direita, e mudam, porque em Portugal, as rotundas, mais do que uma forma de fazer fluir o tráfego, são uma verdadeira fonte de acidentes! Constroem-se rotundas à toa, verdadeiras aberrações sem qualquer critério, como por exemplo, fazer rotundas sem que a estrada tenha qualquer cruzamento, só mesmo para seguir em frente! Na maioria dos casos bastaria sinalizar uma pequena estrada secundária com um sinal de cedência de prioridade ou STOP, mas não, toca a cagar ali mais uma rotunda e enterrar ali umas dezenas ou centenas de milhares de euros!

Mas afinal porque se fazem tantas rotundas neste país? Não é por serem propriamente baratas! Consultei alguma informação (um estudo do mesmo jornal I) e em 2010, nove municípios investiram 2 milhões de euros em nove rotundas!! Não ficam nada baratas a construir, e também não ficam baratas na sua manutenção no entanto não há município português que se preze que não queira ter um montão delas! São João da Madeira, um enorme município com uma freguesia, é a capital portuguesa das rotundas, com umas belas 120 rotundas!

Se não é para poupar dinheiro aos contribuintes, nem para promover a segurança rodoviária, parece-me evidente que é só mesmo para encher os bolsos de muito bom político corrupto e muito construtor civil.


No país das rotundas, eu deixo até uma sugestão. Retirem lá a esfera armilar da bandeira (na verdade já ninguém sabe o que aquilo é nem o que está ali a fazer!) e metam lá uma rotunda! Acho que qualquer pessoa concordará que ficará bem mais apropriado e atual. 

2 comentários:

  1. Já estás como o outro que queria tirar a parte vermelha da bandeira??
    A esfera armilar é um dos símbolos da navegação, mostra o equador, os polos e os meridianos e acho que me estou a esquecer de qualquer coisa, mas não deve ser importante.
    E essa tua ideia de meter o simbolo da rotunda não serve. Ainda te provocava alergia voltar a ter um simbolo azul na bandeira. Afinal é coisa de monarcas! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso só me chegou muito por alto, nem sei em que contexto é que o homem disse tal coisa! Mas geralmente o que os presidentes de cubes de futebol dizem não é para se levar em conta!

      Até pelo símbolo de rotunda ser azul agradaria a todos! Além dos monarcas, ficaria melhor repartida pelas cores dos clubes de futebol, (vermelho, azul e verde!) que no fundo é só a coisa mais importante deste país!

      Eliminar